Facebook

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

TRABALHANDO PELA ACESSIBILIDADE UNIVERSAL EM ESTEIO

Nosso gabinete através de requerimento datado de 13/05/2014 solicitou à Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação que convidasse a TRENSURB para prestar informações sobre a adequação a legislação de acessibilidade universal, para pessoas com deficiências físicas, bem como a revitalização das passarelas de sua responsabilidade .
A reunião foi realizada na semana passada, e contou com a presença da Vereadora Michele Pereira (PT), além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), da Trensurb, do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPEDE) e da empresa que desenvolve um projeto com parceria da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência no Rio Grande do Sul (FADERS), e demais vereadores da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação. Na reunião foi esclarecido por parte destes órgãos públicos o que vem sendo feito para melhorar a acessibilidade dos prédios públicos na cidade de Esteio.



Conforme o representante da secretaria de Desenvolvimento Urbano foi criado um grupo de trabalho para que cada pasta fizesse as suas modificações e avançasse na sua área. Em relação à educação, ele afirmou que, algumas escolas já possuem elevadores e que, praticamente todas, têm banheiros adaptados. "Mas, o mais importante foi à criação do projeto “Esteio Acessível”, que visa a instalação de rampas para acesso a edificações, colocação de piso tátil (para deficientes visuais), eliminação de desníveis em calçadas, entre outras ações para tornar o Município mais acessível. O programa será dividido em duas etapas e tem até oito anos para ser concluído", alegou.

Na oportunidade, a Vereadora Michele Pereira, questionou os representantes da Trensurb sobre as passarelas sem acessibilidade, limpeza e manutenção. Segundo o representante da Trensurb, Rafael Lopes, a implantação de um elevador na estação Esteio já está programada para iniciar em 14 de setembro de 2014. “Decidimos esperar passar a Expointer para não causar transtornos”, explicou. Também representante da Trensurb, Marcele Ribeiro, informou que a empresa está aguardando uma verba de R$ 19 milhões junto ao PAC e Governo Federal para implantar mais uma escada rolante e outra passarela em Esteio. Ela reforçou que a empresa está trabalhando na adequação e revitalização de todas as estações da Trensurb, além da manutenção das passarelas. “As demandas das estações são urgentes, pois elas são muito utilizadas todos os dias”, ressaltou a vereadora Michele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário