Facebook

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Audiência Pública com o Secretário Municipal de Saúde.


Vereadora Michele Pereira com o Secretário de Saúde Gerônimo Paludo



       Em audiência pública realizada na tarde de terça-feira (05/02/2013), a Comissão de Saúde Meio Ambiente e Assistência Social, recebeu o Secretário Municipal de Saúde, Jerônimo Paludo para a apresentação do relatório de Gestão dos recursos do SUS, referente ao 3º trimestre de 2012.


A vereadora Michele Pereira (PT) iniciou perguntando ao secretário se continuará sendo aplicada a política da territorialidade administrada na gestão anterior, uma vez que chega inúmeros pedidos na Casa Legislativa solicitando que alguns usuários possam continuar sendo atendidos em Unidades que estavam acostumados. As pessoas, segundo a vereadora, questionam que em algumas Unidades possui especialidades, conforme eram atendidos antes de serem transferidos pelo critério da territorialidade e outras não, como, por exemplo, geriatria que a Unidade de Saúde Jardim Planalto não tem, entretanto na Unidade Padre Claret existe. Com relação a Fundação São Camilo, a Vereadora quer saber como esta o acontecendo o processo de transformação da Fundação para um atendimento 100 % SUS, aprovado pelo Poder Legislativo. De acordo com o secretário, a intenção da gestão é dar continuidade e fortalecer essas políticas. “Estamos gestando mudanças internamente para dar condições de acesso às especialidades sem que os usuários tenham de se locomover a distâncias muito grandes”, disse enfatizando que o usuário que não é atendido por falta de profissional é encaminhado, pela equipe de acolhimento, a outra unidade que ofereça o atendimento que ele precisa, porém os vereadores relataram diversas situações que chegam aos gabinetes em que isso não acontece.


Sobre a passagem para o programa 100 % SUS , que começa a vigorar a partir do dia 21 de março, o secretário disse que o custo operacional, orçado em torno de R$ 42 milhões, será repassado mediante a adesão de algumas linhas de cuidado, rede cegonha, atendente de gestante de alto risco, e a apresentação de contas abertas e detalhadas de todos os custos do hospital, servidores, medicamentos




Nenhum comentário:

Postar um comentário