Facebook

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Na Casa Civil, ASTERS apresenta projeto salarial para os Técnicos-Científicos.

Já está tramitando o projeto da ASTERS que visa reduzir a desvantagem salarial dos técnico-científicos em relação aos demais Quadros de nível superior do Poder Executivo.

Direção da ASTERS protocolando o projeto na Casa Civil.
                                        
Apesar dos importantes avanços produzidos pela Lei Estadual 14.224/2013, continuamos muito distantes do patamar de remuneração das demais categorias de graduados. Os Especialistas em Saúde, por exemplo, se aposentam com remuneração equivalente a subsídio de Juiz de Direito. É importante que o Governo reduza, ainda que em parte, esse abismo salarial que persiste em prejuízo aos técnico-científicos. Há tempo para fazê-lo.

Clique em Projeto salarial e justificativa - ASTERS 2014 para visualizar e baixar o texto do projeto e da justificativa endereçada ao Chefe da Casa Civil.

Fonte: Blog da ASTERS.

Prefeitura abre seleção de auxiliar de educador social e servente.

A partir de segunda-feira (27), a Prefeitura de Esteio promove seleção para contratação de auxiliar de educador social e servente para a Secretaria Municipal de Cidadania e Desenvolvimento Social (SMCDS). O prazo vai até o dia 12 de fevereiro. 

O salário para servente, com carga horária de 40 horas semanais, será de R$ 724. Para auxiliar de educador social, com a mesma carga horária, é de R$ 889. O contrato é temporário de seis meses e pode ser renovado por igual período. 

Para realizar a inscrição, o candidato deverá entregar ficha de cadastro e cópia de documentos (confira relação no edital abaixo) na SMCDS (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – na Prefeitura), de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, e nas sextas-feiras, das 8h às 14h.
Fonte: Site da Prefeitura de Esteio.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Respeito à diversidade, caminho para a igualdade.

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." (Artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos)
Informação é fundamental para vencer as barreiras do preconceito e da discriminação, promovendo o respeito à diversidade humana. Muitas vezes, a principal barreira é a atitude em relação às pessoas com deficiência.
O caminho da inclusão passa pela informação. Inclusão é o direito de TODAS as pessoas, com e sem deficiência. Só através do conhecimento e da informação teremos uma sociedade inclusiva.
Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a capacidade e as contribuições que as pessoas com deficiência podem oferecer, fomentar o respeito pelos seus direitos e pela sua dignidade e combater preconceitos e práticas nocivas em relação a essas pessoas, o Parlamento gaúcho se une à Faders e apresenta esta cartilha, que traz informações e dicas de como conviver com a diversidade humana, além de formas de promover a acessibilidade.
As pessoas nascem com infinitas diferenças que se acentuam e se modificam; não há diferenças melhores ou diferenças piores. O que há é a diversidade humana. 

Terminologias 

Devemos ficar atentos à evolução histórica da terminologia.
Termos como "portador de deficiência", "pessoa portadora de deficiência" ou "portador de necessidades especiais" não são mais utilizados. A condição de ter uma deficiência faz parte da pessoa. Tanto o verbo "portar" como o substantivo ou adjetivo "portadora" não se aplicam a uma condição inata ou adquirida que faz parte da pessoa.
A pessoa só porta algo que ela pode deixar de portar. Por exemplo, não dizemos que uma pessoa é "portadora de olhos verdes", dizemos que ela "tem olhos verdes". Portanto, a pessoa não "porta" uma deficiência, ela "tem" uma deficiência.
A palavra "deficiente", por sua vez, tem uma conotação negativa, de incapacidade ou inadequação à sociedade. Além disso, ao ser dito ou escrito "pessoa deficiente", passa-se a equivocada ideia de que a pessoa inteira é deficiente.
As pessoas desempenham muitos papéis sociais (homens, mulheres, trabalhadores, estudantes, esportistas, religiosos, etc.) e também apresentam diversas características pessoais (cor e comprimento do cabelo, cor da pele, porte, uso de óculos, barba). Ter deficiência é apenas uma dessas características.

Assim, a pessoa não "é deficiente", ela "tem uma deficiência".



Os movimentos mundiais de pessoas com deficiência, incluindo os do Brasil, já convencionaram de que forma preferem ser chamados: PESSOA(S) COM DEFICIÊNCIA.

Esse termo faz parte do texto da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 2006 e ratificado no Brasil em julho de 2008.
"Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza (...)" (Artigo 5º da Constituição Brasileira)
FONTE: Portal da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS)

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Novos cursos do Pronatec estão com inscrições abertas.

Estão abertas as inscrições para novos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Interessados em participar dos cursos Manicure e Pedicure, Auxiliar Administrativo e Recepcionista já podem realizar a sua inscrição (confira abaixo os locais de cadastro e início das aulas).

O Pronatec é uma ação de formação profissional oferecida pelo Governo Federal em parceria com Estado e Prefeitura de Esteio. É voltado para inscritos no Cadastro Único do Governo Federal com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada.


Jovens e adultos entre 16 e 59 anos, beneficiários titulares de programas federais de transferência de renda (como o Bolsa Família) ou seus dependentes podem participar das capacitações.

As capacitações têm carga horária de 160 horas e são gratuitas. Além disso, o programa também isenta o aluno de diferentes custos como transporte, alimentação e material didático.


Inscrições até 3 de fevereiro
Início das aulas 10 de fevereiro
Manicure e Pedicure (tarde)
Local das aulas: A definir

Inscrições até 10 de fevereiro
Início das aulas 17 de fevereiro
Auxiliar Administrativo (manhã)
Recepcionista (manhã)

Local das aulas: Centro de Formação Tereza Verzeri (Rua São Luis, 445)

Horário das aulas
Manhã: Das 8h às 12h
Tarde: Das 13h às 17h
Noite: Das 18h às 22h

Locais das inscrições
Cras Conviver (Rua Ernesto Menezes, 52, Vila Olímpica)
Cras Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 204, Parque Primavera)
Creas (Rua Fernando Ferrari, 1574, Centro)
CMECIS Santo Inácio (Rua Henrique de Paula Silveira, 13, Santo Inácio)
CMECIS Pedreira (Rua Pedreira, 114, Vila Pedreira)
Agência Municipal de Empregos (Rua Eng. Hener de Souza, 150, Centro)

Documentos necessários
Número de Identificação Social (NIS)
Registro Geral (RG)
Cadastro e Pessoa Física (CPF)
Título de Eleitor
Carteira de Trabalho
Comprovante de endereço